quinta-feira, 11 de novembro de 2021

Cultura afro-brasileira : artesanato, danças, poesia, receitas/ culinária, etc...



Cultura afro-brasileira: artesanato, danças, cinema e teatro, moda, música, poesia, receitas/culinária
Cultura afro brasileira


O que é; cultura afro-brasileira é o conjunto de manifestações culturais predominantes no Brasil, formada a partir da junção de elementos da cultura dos povos africanos que foram trazidos como escravos para o país durante o período colonial.

A cultura afro-brasileira é caracterizada e construída pela incorporação das expressões culturais dos africanos com outras tradições e culturas que formam a identidade brasileira, como a indígena e a europeia.

Cultura afro-brasileira é o conjunto de manifestações culturais predominantes no Brasil, formada a partir da junção de elementos da cultura dos povos africanos que foram trazidos como escravos para o país durante o período colonial. A cultura afro-brasileira é caracterizada e construída pela incorporação das expressões culturais dos africanos com outras tradições e culturas que formam a identidade brasileira, como a indígena e a europeia.


Características

Heterogênea, ou seja, em determinadas regiões do país há uma maior predominância de algumas das suas particularidades. Por exemplo, a culinária afro-brasileira está mais presente no Nordeste do que no Sul do Brasil;

Constituída a partir das heranças culturais de diferentes povos africanos. Assim, houve uma inevitável apropriação cultural entre os costumes de povos de vários locais da África. No entanto, há a presença de dois principais grupos: Bantos (oriundos do Congo, Angola e Moçambique) e Sudaneses (da África Ocidental, Sudão e Guiné);

De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (nº 10.639/2003), as escolas brasileiras devem inserir no currículo escolar o ensino da cultura afro-brasileira e a sua história;

Os estados brasileiros com maior expressão da cultura afro-brasileira são: Alagoas, Pernambuco, Maranhão, Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo e Rio Grande do Sul. A explicação para isso está no fato de terem sido os locais que receberam uma migração de escravos mais intensa durante o período colonial.


ARTESANATO


A escultura, um dos artesanatos mais comuns e forma de arte dos africanos, foi feita por eles usando os mais variados materiais, como marfim, bronze e ouro.

A arte africana representa os usos e costumes das tribos africanas. O objeto de arte é funcional e expressam muita sensibilidade. Nas pinturas, assim como nas esculturas, a presença da figura humana identifica a preocupação com os valores étnicos, morais e religiosos, usando-se o ouro, bronze e marfim como matéria prima. Representando um disfarce para a incorporação dos espíritos e a possibilidade de adquirir forças mágicas, as máscaras têm um significado místico e importante na arte africana sendo usadas nos rituais e funerais. As máscaras são confeccionadas em barro, marfim, metais, mas o material mais utilizado é a madeira. Para estabelecer a purificação e a ligação com a entidade sagrada, são modeladas em segredo na selva. Visitando os museus da Europa Ocidental é possível conhecer o maior acervo da arte antiga africana no mundo.


No alvorecer do século XXI, a literatura afro-brasileira passa por um momento rico em realizações e descobertas, que propiciam a ampliação de seu corpus, na prosa e na poesia, paralelamente ao debate em prol de sua consolidação acadêmica enquanto campo específico de produção literária – distinto, porém em permanente diálogo com a literatura brasileira tout court. Enquanto muitos ainda indagam se a literatura afro-brasileira realmente existe, a cada dia a pesquisa nos aponta para o vigor dessa escrita: ela tanto é contemporânea, quanto se estende a Domingos Caldas Barbosa, em pleno século XVIII; tanto é realizada nos grandes centros, com dezenas de poetas e ficcionistas, quanto se espraia pelas literaturas regionais. Nesse caso, revela-nos, por exemplo, um escritor do porte do maranhense José do Nascimento Moraes, autor, entre outros, do romance Vencidos e degenerados (1915), cuja ação tem início em 13 de maio de 1888 e se estende pelas décadas seguintes a fim de narrar a permanência da mentalidade derivada da escravidão. Enfim, essa literatura não só existe como se faz presente nos tempos e espaços históricos de nossa constituição enquanto povo; não só existe como é múltipla e diversa.





EXEMPLOS DE POEMAS

Um flash da nação

revoltas sussurradas nos porões da madrugada

flechas sonoras de gritos

suor esbravejando silêncios e auroras

de angústia manchadas

estradas escravas sobem

de avoengos corações

descem ondas, marolas, de fatos

pelas encostas de invisíveis áfricas

gemendo metonímias e metáforas


é acoite o tempo

meu brasil fabrica pólvora como alimento

rubro luto e lágrimas minimizadas

em manchetes pagas

apagadas nas demais páginas...

do outro lado champanhe servido à farta.




Culinária:

Tapioca: A tapioca é uma massa também chamada de beiju quando os portugueses chegaram no brasil os índios já faziam nas mas de uma maneira diferente.



Acarajé: A acarajé é um bolo feito de vários ingredientes oque mais chama a atenção no prato é a adversidade de ingredientes que se pode usar de recheio.



Cuscuz: O cuscuz que hoje é consumido no Brasil é um prato típico africano que teve origem em Magreb no norte da África. Esse prato é preparado de forma simples e por isso ele é feito diariamente.


Mungunzá: O mungunzá é um alimento preparado com milho em grão e servido doce ou salgado. A palavra mungunzá tem origem africana do quimbundo um’kunzar que significa milho cozido.



Angu : A palavra angu, de origem iorubá, designava a papa feita com inhame. Nas Américas, os africanos conheceram o milho e a mandioca, e passaram a usar esses alimentos para elaborar o angu. A fim de aumentar seu valor nutritivo era costume servi-lo com miúdos de carne.



Feijoada : Por muito tempo, se acreditou que a feijoada era a mistura do feijão preto com as partes menos nobres do porco entregadas aos negros escravizados. No entanto, os portugueses tinham um prato semelhante e de modo algum consideravam a orelha ou o joelho do porco como alimentos desprezíveis.

Então, ao modo de preparar esta receita portuguesa, os negros escravizados acrescentaram a laranja, a pimenta e a farofa tornando este prato mais completo.Feijoada: laranja, couve e farofa, arroz e o feijão com carnes


Vatapá : O vatapá tem sua origem na culinária dos povos iorubás e foi adaptado no Brasil.

Leva castanha de caju, azeite de dendê, camarão, coentro, pão, pimenta malagueta, coco e gengibre que serão misturados e transformados num creme.

Por ser um prato encontrado em várias regiões do Brasil, e em cada uma pode ser acrescentado ou retirado algum ingrediente. Também pode ser elaborado com peixe ou mesmo frango.

Alimentos de origem africana

O comércio entre a África e a América resultou na vinda de novos alimentos para o continente americano. Alguns exemplos são:
Azeite de Dendê
Quiabo
Inhame
Leite de coco
Pimenta malagueta
Noz moscada


Danças afro-brasileiras


O Maracatu é um tipo de música e dança afro-brasileira que combina vestimentas elaboradas e coloridas

No Brasil, a influência da cultura africana é enorme, por conta da vinda forçada de milhares de africanos que vieram ao Brasil para serem escravizados.

Dessa forma, foram criados diversos gêneros musicais e estilos de dança no país com grande influência africana. Alguns deles são:
Capoeira: mistura música, dança, luta e jogo;


Congada: que possui caráter religioso;



Jongo: ritmo que teve bastante influência na criação do samba;


Maracatu: muito presente na região nordeste do Brasil;


Samba de roda: surgida na Bahia, no século XVII, hoje é integra o Patrimônio Imaterial da Humanidade.




Referências



ANDRÉ, Marli E. D. A. Etnografia na prática escolar. Campinas: Papirus, 1995.

BENJAMIM, Roberto. Festas da afrodescendencia. In SILVA,René Marc da Costa Silva (Org.). Cultura popular e educação – Salto para o futuro. Brasilia: Unesco, 2008.

CUCHE, Denys. A Noção de cultura nas Ciências Sociais. Bauru: EDUSC, 2002.

DAMATTA, Roberto. Relativizando: Uma Introdução à Antropologia Social. Rio de Janeiro: Rocco, 1990.

ELIAS, Norbert; SCOTSON, John L. Os estabelecimentos e os outsiders-sociologia das relações de poder a partir de uma pequena comunidade. Tradução Vera Ribeiro. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2000.

Portal da cultura faecpr. edu. Sr :https://artesanato.culturamix.com.a...

https://www.todamateria.com.br/dancas-africanas/ 


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